As Feiras de Matemática fazem parte de um processo educativo científico-cultural, nacional, que alia vivências com a ludicidade e experiências de estudo a partir de questões da realidade na área de Matemática.
Este ano, a nossa 6ª Feira Local da Escola Despertar traz como eixo de investigação Pensamento Algébrico.
Crianças do Grupo 2 ao 5º ano estiveram imersas às investigações e descobertas algébricas, desenvolvendo o pensamento algébrico em contextos mobilizadores diversos, privilegiando o lúdico e o desafiador jeito de se aprender Matemática.
Nos documentos oficiais nacionais, o eixo conceitual Pensamento Algébrico está previsto para ser incorporado aos currículos desde as anos iniciais (1º ano). Em documentos oficiais internacionais, já percebemos a intenção do desenvolvimento do pensamento algébrico, desde a Educação Infantil. Entendemos que, desde muito pequenas, as crianças devem ter oportunidades para desenvolver um sentido numérico concomitante ao pensamento algébrico, estabelecendo as relações numéricas com as relações algébricas, por meio das sequências com padrões determinados, da aritmética generalizada e das relações funcionais.
Desta forma, convidamos os senhores para prestigiarem um recorte do nosso trabalho realizado com crianças do Grupo 2 ao 5º ano, em pleno desenvolvimento do Pensamento Algébrico.